Regulamento 2025

REGULAMENTO DE SPRINT ENDURO 2025

 

1 . Apresentação

A Federação Paulista de Motociclismo, estabelece o Regulamento Geral de Sprint Enduro 2025, para Realização do Campeonato Paulista de Sprint Enduro , com no mínimo 3 etapas e no máximo 5 etapas.

O evento se desenrolar-se-á em conformidade com o código desportivo da Federação Paulista de Motociclismo e seus anexos, o presente Regulamento.

As provas serão do tipo “Circuito Fechado”, ou seja, tem duas partes distintas. A primeira com duas especiais contíguas e uma segunda em que se juntam as duas especiais e se faz uma prova de resistência.

2. Programa da Prova
Será estabelecido pelo Regulamento Particular da Prova

3. Oficiais da Prova
Determinado pela F.P.M. junto com o clube organizador, descrito no Regulamento Particular da Prova.

4. INSCRIÇÕES
Os pilotos para se inscreverem deverão estar filiados com licença válida FPM/CBM 2025

5. CLASSES

Serão admitidas as motocicletas de Enduro e MX (pode ser MX, devendo ter visual de Enduro com number plate e lanterna traseira, (mesmo sem necessidade de funcionar) distribuídos da seguinte forma pelas Classes, de acordo com o Regulamento Geral do Sprint Enduro.

Elite – Motos 2T e 4T cilindrada livre

Intermediaria 1 – Motos de 125 a 250 2T e 4T

Intermediaria 2 – Motos acima de 250 2T e 4T

Over 40 – Motos 2T e 4T cilindrada livre

Over 50 – Motos 2T e 4T cilindrada livre

Feminina, Nacional e Junior – Motos 2T e 4T cilindrada livre

Caso alguma destas classes não tenha o mínimo de 5 pilotos inscritos, esta será colocada à classe superior.

6. JURISDIÇÃO

A prova será supervisionada por um Juri que interpretará e decidira de acordo com o Código Desportivo, o Regulamento Particular (RP), o Regulamento Geral de Sprint Enduro e o Regulamento Internacional de Motociclismo (FIM) de Enduro.

Todos os participantes do evento obrigam-se a cumprir o Código Desportivo, Regulamento e demais legislação aplicável, e aceitam submeter-se à jurisdição e disciplina da F.P.M. Qualquer comportamento de qualquer participante contrario as referidas leis, códigos e regulamentos será julgado pelo Juri da Prova, sem prejuízo de outras sanções disciplinares ou criminais aplicáveis.

Os pilotos são responsáveis pelo comportamento das pessoas que integram sua equipe e assistência, podendo ser sancionados pelo Juri ou em processo disciplinar da FPM.

7. CLASSIFICAÇÃO

Não existirá classificação geral, apenas individual por classe.

Todos os resultados deverão serem homologados e só serão considerados oficiais depois de passar o tempo de apresentação de qualquer protesto. No caso da existência de um protesto, os resultados serão suspensos até uma decisão ser tomada pelo Juri da prova.

Para a pontuação final do Campeonato serão consideradas todas as classificações de cada piloto. No caso de empate, será considerando a classificação na última etapa, aquele com a melhor classificação, para o desempate.

8. ATRIBUIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO

Existirá uma pontuação independente para ambas as fases da prova, isto é, para as especiais de manhã e para a resistência à tarde.

Um piloto que não complete as especiais de manhã poderá ainda pontuar na resistência a tarde, no entanto, a participação nas especiais de manhã é obrigatória para poder pontuar na resistência a tarde.

Assim, a somatória dos tempos do conjunto das especiais da manhã, mais eventuais penalizações, dará origem a uma classificação onde ganhará o piloto que efetuar o menor tempo na somatória das passagens nas duas especiais

A estes tempos será atribuída uma pontuação igual à descrita no quadro seguinte

ENDURO

SPRINT

PONTUAÇÃO

1º 20 pontos

6º 10 pontos

11º 5 pontos

2º 17 pontos

7º 9 pontos

12º 4 pontos

3º 15 pontos

8º 8 pontos

13º 3 pontos

4º 13 pontos

9º 7 pontos

14º 2 pontos

5º 11 pontos

10º 6 pontos

15º 1 ponto

Na resistência da tarde acontecerá o mesmo, dando origem a uma outra classificação pontual, também igual à do quadro anterior.

O vencedor da prova, em cada classe, será o piloto com maior número de pontos na somatória das duas fases. No caso de empate será considerado a segunda fase para desempate.

9. LICENÇAS DOS PILOTOS

Os pilotos devem ser portadores de uma Licença Desportiva para Enduro ou Geral, emitida pela FPM, ou licença para Enduro FIM, válida para o ano em curso, isto a partir da 1ª. etapa.

Serão admitidos a participar pilotos a partir da idade mínima de 16 anos.

Os pilotos com idade superior a 50 anos devem apresentar na FPM atestado médico com eletrocardiograma de esforço, até 10 dias antes da primeira prova em que pretendem participar, a fim de ser decidida a autorização de participação pelo médico da FPM.

10. VERIFICAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Nas verificações administrativas, a realizar na secretaria em local devidamente sinalizado dentro do recinto, é obrigatória a presença do piloto e este deverá apresentar os seguintes documentos:

– Comprovante de pagamento da inscrição;

– Licença da FPM;

– Termo de Responsabilidade. (Piloto sem licença desportiva).

11. VERIDICAÇÕES TÉCNICAS

As verificações técnicas serão realizadas conforme Regulamento Geral de Sprint Enduro.

Será obrigatório a apresentação de um capacete Homologado.

Será obrigatório, no pneu traseiro, a marca de homologação “E” e o número que devem estar presentes nas paredes laterais dos pneus. A marca de aprovação DOT também é aceito. O pneu traseiro deve apresentar uma ranhura do piso com profundidade máxima de 13 mm, conforme Regulamento Enduro Sprint Moto.

Após a verificação técnica todos os pilotos deverão colocar as motos em parque fechado.

Horários de Verificação Técnicas por Classe

Estas verificações serão feitas no dia anterior ao evento.

Classe Elite –Intermediaria 1 e 2—–15h as 16h

Over 40 e 50——————————- 16h as 17h

Feminina, Nacional e Junior———– 17h as 18h

As verificações Técnicas serão realizadas em local devidamente sinalizado.

A participação do piloto apenas será permitida após preenchimento a assinatura da ficha de inscrição e do termo de responsabilidade (quando aplicável) e após verificação técnica de sua moto, sendo entregue a pulseira e o respectivo número.

12. ATRIBUIÇÃO DE NÚMEROS DE COMPETIÇÃO

Os números serão atribuídos por Classe – Elite, intermediaria 1 e 2, Over 40, Over 50 e Feminina-Nacional e Junior.

Se um piloto quiser um número especifico, deverá solicitar a FPM até um mês antes da prova.

NUMERAÇÃO

DAS CLASSES

CLASSE

DE ATÉ

ELITE

1 – 50

INTERMEDIARIA 1

51 – 80

INTERMEDIARIA 2

81 – 110

OVER 40

111 – 131

OVER 50

132 – 150

FEMININA, NACIONAL E JUNIOR

151 – 200

13. PLACAS DE NÚMEROS

As placas de números para o Campeonato Paulista de Enduro Sprint serão as seguintes

 

PLACAS DE NÚMEROS

 

CLASSE

COR DO FUNDO

COR DO NÚMERO

ELITE

AMARELO

PRETO

INTERMEDIARIA 1 E 2

VERDE

BRANCO

OVER 40

VERDE

BRANCO

OVER 50

BRANCO

PRETO

FEMININA, NACIONAL E JUNIOR

AZUL

BRANDO

Todos os pilotos devem apresentar as suas motos nas verificações técnicas, com os respectivos números (frontal e nas duas laterais), de acordo com a tabela anterior.

É obrigatório o uso dos números fornecidos pela FPM nas verificações administrativas. Caso o piloto opte por fazer o “Kit de números”, será obrigatório exposição dos logos oficiais do Campeonato.

14. DESENROLAR DA PROVA

A prova será efetuada na modalidade Circuito Fechado, contendo duas seções de ligação e duas especiais cronometradas (ST1 e ST2), cada uma com duração entre 4 e os 8 minutos.

Durante a manhã os pilotos percorrem as especiais da seguinte forma:

CLASSE

VOLTAS COMPLETAS

ELITE

4

INTERMEDIARIA 1 E 2

4

OVER 40

4

OVER 50

3

FEMININA, NACIONAL E JUNIOR

3

Nota: a primeira volta não será cronometrada, será apenas para reconhecimento, com exceção para a classe Elite. Existirá um controle horário (CH) no inicio de cada volta completa.

  1. Os pilotos partirão para a primeira especial pela ordem definida pela organização com um espaçamento de 30 segundos entre cada um;

  2. Após a primeira prova deste Campeonato, a partida para a primeira especial será dada de acordo com a classificação em que os pilotos se encontram nesse momento do campeonato;

  3. Dois minutos após a partida do ultimo piloto para especial, arrancará um comissário de moto a fechar a especial. Qualquer piloto que seja ultrapassado por este Comissário estará automaticamente desclassificado, independentemente de sua Classe.

  4. Pós conclusão desta fase da prova, haverá uma neutralização da prova, com horário a definir no Regulamento Particular.

Na segunda parte deste formato de prova ambas as Especiais serão ligadas formando uma única especial cronometrada denominada por Endurance Test.

Nesta especial decorrerá uma prova de resistência, com duração dependente da Classe em que o piloto está inscrito, a definir no Regulamento Particular. A duração máxima deste será de 1h para pilotos federados ou não.

Ambas as partes deste formato terão um parque fechado obrigatório antes da competição.

O s pilotos poderão percorrer com bicicleta normal (exclusão a todas que recorrerem a energias alternativas).

Um piloto que não tenha completado as especais de manhã, ou que tenha sido desclassificado, poderá participar e pontuar na especial de resistência da tarde, no entanto, para isso necessitará, pelo menos, de partir para a primeira especial de manhã.

Para esta prova de resistência, os pilotos serão divididos em três grupos, com as seguintes classes:

GRUPO

ENDURANCE TESTE

CLASSE CLASSE CLASSE

A

ELITE + INTERMEDIARIA 1 E 2

B

OVER 40 + OVER 50

C

FEMININA + NACIONAL + JUNIOR

15. PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DA RESISTENCIA

PROCEDIMENTO DE LARGADA

  1. Ordem de largada será: 1º Grupo A; 2º Grupo B: 3º Grupo C.

  2. O grid será ordenado pelas classificações obtidas na parte da manhã, dentro de cada classe.

  3. Nesta prova o formato de largada será tipo “Le Mans”. Os pilotos estarão no lado contrário da pista onde as motos estão alinhadas, tendo que correr para estas após o sinal de largada.

  4. A moto estará desligada e o piloto não poderá receber qualquer auxílio externo para liga-la.

  5. As motos terão de estar organizadas numa Pré largada, 15 minutos antes da hora do primeiro grupo.

  6. 5 minutos antes da primeira largada, todos os pilotos poderão aquecer os motores durante 1 minuto. Após este tempo todos os motores serão desligados.

  7. As motos poderão estar apoiadas no seu descanso ou, em alternativa, num outro apoio exterior à moto, sendo que, neste caso, um membro de sua equipe terá de retirar esse apoio da zona de largada no momento imediato a seguir a largada do ultimo piloto do grid. Se alguns destes apoios externos à moto, não se soltar deste momento da largada, sendo assim arrastada para dentro da pista, o piloto será imediatamente desclassificado.

  8. Todos os pilotos que não conseguirem colocar a a sua moto em funcionamento após 30 segundos do sinal de largada, só poderão partir do grid ou, em alternativa, desistir, sendo que seu tempo já estará a contar desde a largada do seu grupo. Os pilotos do Grupo C disporão de mais 2 minutos após o respectivo sinal de largada para conseguirem colocar a moto funcionando.

  9. A largada será dada através de uma bandeira com um movimento de cima para baixo.

  10. 30 segundos após o sinal de largada de um grupo, o grupo seguinte terá 2 minutos para repetir o procedimento anterior, e assim sucessivamente.

PROCEDIMENTO DE REABASTECIMENTO

  1. O reabastecimento terá de se efetuar de acordo com as regras definidas pela organização e FPM.

  2. Todos os pilotos Têm de entrar nos boxes pelo menos 1 vez durante a prova. O não cumprimento desta regra implica uma penalização de 10 minutos.

PROCEDIMENTO DE ASSISTENCIA

A assistência terá de se efetuar de acordo com as regras definidas neste Regulamento e pela FPM.

16. PENALIZAÇÕES

As penalizações serão essencialmente traduzidas em tempo a adicionar ao tempo realizado pelo piloto no conjunto das especiais cronometradas, ou desclassificação, de acordo com Regulamento Geral de Enduro Sprint FPM.

A penalização máxima que um piloto poderá acumular por atraso será de 30 minutos, após esse tempo será desclassificado.

Ficam abaixo tipificadas algumas situações passiveis de penalização e desclassificação:

  • Não cumprir o tempo máximo estabelecido por volta completa, o piloto será penalizado na quantidade de minutos que se atrase ou adiante, sendo adicionados, pelo próprio, na entrada da volta seguinte.

  • Ultrapassar a velocidade recomendada dentro da zona dos boxes, o piloto será penalizado em 1 minuto.

  • Abastecer fora da ZA, o piloto será desclassificado.

  • Abastecer com o motor em funcionamento¸ o piloto será desclassificado.

  • Falhar 1 CP ou o CH, o piloto será desclassificado.

  • Não cumprimento da totalidade do percurso por opção própria (cortar trajeto), o piloto será desclassificado.

A definição das penalizações cabe exclusivamente ao Diretor de Prova, que as apresentará ao

respectivo Juri da prova, sendo a posterior decidida a respectiva penalização.

Estas decisões são passiveis de protesto de acordo com Regulamento FPM.

17. CLASSIFICAÇÕES

A classificação final será apenas individual por classe, não havendo classificação geral.

No caso de empate, a última especial de manhã, o menor tempo desempatará a classificação.

O piloto vencedor da classe será aquele que, realizando a totalidade do percurso, obtenha o menor tempo no conjunto das especiais cronometradas, somando as eventuais penalizações.

A atribuição de pontos para esta prova será de acordo com item 8 deste Regulamento.

18. ENTREGA DE PRÊMIOS

Serão entregues troféus aos 3 primeiros classificados de cada uma das classes.

A entrega dos mesmos terá local próprio devidamente identificado, no horário estipulado neste Regulamento.

19.DISPOSIÇÕES GERAIS

Em caso de força maior a organização reserva o direito de cancelar a prova de acordo com o Regulamento Geral de Enduro.

Ao inscrever-se, o piloto fica automaticamente sujeito ao Regulamento Geral de Enduro Sprint e Código Desportivo da FPM.

20. SEGURO

A Organização é possuidora de um Seguro de Responsabilidade Civil com valor determinado no Regulamento Particular.

Cumprindo a legislação em vigor para este tipo de evento. Está incluído no valor da taxa de inscrição, não cobrindo, no entanto, os danos próprios dos pilotos participantes.

O seguro entrara em vigor no momento da largada e cessará no final da prova ou a partir do momento em que o concorrente abandone a prova ou desista, ou seja, desclassificado ou excluído.

Os veículos da assistência não estão cobertos pelo seguro.

21. CRONOMETRAGEM

A cronometragem e o tratamento dos resultados ficarão a cargo de Equipe profissional mencionada no Regulamento Particular.

22. CASOS OMISSOS

Todo e qualquer caso omisso não presente neste R.P., apelos ou duvidas na sua interpretação, serão julgados pelo Juri da Prova.

23. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Organização faz saber que não se responsabilizará por qualquer tipo de acidente ocorrido durante o dia da prova que envolva pilotos, pessoal de assistência ou público em geral.

A organização pode alterar o regulamento sempre que entender necessário, mediante aprovação da FPM.